Google+ Followers

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Falando um Pouco sobre as Recompensas ou Reforço Positivo


Conceito do Reforço Positivo -  é aquele que quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede.

“O princípio de um sistema de recompensas positivas consiste em retribuir sempre um comportamento adequado mas não recompensar nunca um comportamento indesejável. Quando uma ação é acompanhada por uma recompensa ou uma retribuição, criam-se todas as probabilidades para que ela se repita” (F. Dodson)

Recompensas
As recompensas são essenciais para o êxito das técnicas de treinamento. Saber como usá-las e o que o seu cão acha mais atraente facilitará o treinamento e o tornará mais prazeroso para ambos.


Tipos de Recompensas – para ensinar o cão a fazer algo será necessário recompensá-lo assim que ele fizer a ação pedida, com algo que ele realmente queira. O que for usado depende do seu cão e as opções estão listadas abaixo.
 Comida – é fácil de ser usada já que pode ser dada e comida pelo cão com rapidez como recompensa para a ação pedida. A comida no treinamento precisa ser:

- Apetitosa – a carne é o que há de mais tentador para os cães.

- Cheirosa – os cães possuem um paladar pobre comparado ao olfato.

- Úmida – a comida úmida é, na maioria das vezes, mais apetitosa do que a comida seca.

- Macia – precisa ser fácil de quebrar em pedaços pequenos.

- De fácil manuseio – assim não terá de esperar enquanto o cão come os pedaços que deixar cair no chão.

- Do tamanho certo – ofereça pedaços pequenos, do tamanho de uma ervilha, para cães pequenos ou do tamanho de uma moeda, no caso de cães grandes. Estes são suficientes para recompensar uma tarefa fácil. Use pedaços um pouco maiores de comida de um valor maior para as tarefas mais difíceis.



Hierarquia de Recompensas - descubra o que o seu cão gosta e classifique dos favoritos até os menos atraentes. Use as recompensas de menor valor para tarefas fáceis, como sentar, e aquelas de maior valor para exercícios difíceis, por exemplo, voltar quando estiver brincando com outro cão. O que o seu cão considera de maior valor mudará com o tempo, portanto, continue avaliando o que ele gosta mais. Os cães se entediam com facilidade e ao variar o que está sendo oferecido ajudará a manter elevados os níveis de desempenho do seu cão.

Pequenas Recompensas - os cães trabalharão duro pelos pequenos pedaços de comida, se eles forem suficientemente apetitosos. Use uma pochete, ou bermuda com bolso cargo para guardar os petiscos e retirá-los rapidamente para recompensar o cachorro no tempo certo.
Alguns petiscos que são freqüentemente utilizados em treinamento de cães:

- Cubos de queijo
- Frango cozido em pedaços
- Petiscos úmidos para cães
- Pedaços de salsicha
- Barrinhas de carne
- Pedaços de lingüiça



Aprovação Social


Jogos – eles podem ser muito úteis se o seu cão é brincalhão, mas tem um apetite pequeno. Comparado à comida, é mais demorado para recompensá-lo porque ele tem que brincar um pouquinho e então precisará retirar o brinquedo depois. No entanto, para alguns cães que gostam de brincar, as brincadeiras são motivadores poderosos e podem ser utilizadas, além da comida, como uma recompensa de alto valor para uma tarefa difícil.


Aprovação Social – a aprovação social em forma de elogios, carinhos e contato social é uma recompensa poderosa para animais sociais, em especial se tiver um bom relacionamento com o seu cão. Já que não é comum que nossos cães de estimação, em geral, estejam famintos deste tipo de atenção, a aprovação social possui um limite para ser usada, mas ainda assim é uma adição útil para fornecer comida e jogos como recompensas para o seu cão. Isto se mostrará verdadeiro quando chegar a época de reduzir as quantidades de recompensas dadas.


Desejar a Recompensa – saber julgar o que o seu cão quer em qualquer momento e oferecê-lo é a chave do sucesso. Assim como você pode desejar algo diferente em momentos diferentes do dia ou da semana, seu cão também se comporta assim. Garanta que ele esteja de estômago vazio antes de treiná-lo com comida e que ele esteja ativo e pronto para brincar se estiver usando brinquedos. Se ele não estiver interessado no treinamento, tente trabalhar o que poderia interessá-lo e motivá-lo mais.

FONTE:
Texto extraído do livro: "Como treinar um supercão, libere o potencial do seu cão"
Autora: Gwen Bayley
Editora: Alta Books

 

Nenhum comentário: