quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nossos Cães e as Piscinas


É normal a preocupação dos proprietários de cães que possuem piscina em suas residências, com a possibilidade de afogamentos. Essa preocupação é válida e é algo que se deve ter muito cuidado e atenção.
Então porque os acidentes envolvendo afogamento ainda são muito comuns nas residências? Geralmente por três motivos básicos: descuido do dono, falta de proteção limitando o acesso a piscina e falta de paciência de uma grande parte dos donos em ensinar os seus cães a nadarem e a saírem da piscina através de equipamentos adequados para isso. Esses equipamentos podem ser acoplados a qualquer escada de piscina.
Para os donos desatentos; por favor, comecem a prestar mais atenção em seus cães, nenhum ser vivo deve ser tratado com desatenção ou descuido.
Para os donos que não querem que o mesmo nade na piscina, serei enfático, um treinamento ajuda a obter um nível de controle, principalmente na presença do dono, mas, ainda não é cem por cento garantido. O cachorro pode acidentalmente cair na piscina quando não há ninguém em casa. A opção mais segura e que lhe trará mais tranqüilidade, é limitar o acesso a piscina com proteções ao redor da piscina. Essa proteção deve ser resistente a ponto do seu cão não conseguir quebrá-la.
Para os donos que gostam que os seus cães nadem é importante enfatizar duas coisas; dependendo da raça existe uma maior predisposição para nadar, mas isso não o torna um nadador nato. A obrigação de ensiná-lo a nadar é sua. Faça com que ele associe a piscina à algo muito agradável, apresentando-a gradativamente. Dê apoio para o seu cão quando ele estiver aprendendo e ensine desde cedo qual é o caminho que ele deve sair. Com paciência e dedicação você irá perceber quando o seu cachorro já aprendeu a entrar e a sair da piscina sozinho, e a partir daí você poderá ficar mais tranqüilo. As chances de afogamento nesse caso diminuem bastante. Mas não esqueça, como qualquer equipamento de segurança, faça verificações constantes a fim de evitar acidentes causados pelo desgaste ou mal encaixe do equipamento.
Para aqueles que continuam resistentes em colocar uma proteção ou comprar esse equipamento para a escada da piscina porque alegam que são muito caros, por favor reflitam o quanto esse cachorro vale para você, e vocês verão que o valor que terão que investir é banal perto do valor que o seu cachorro lhe-dá todos os dias.

Um grande abraço a todos.

Ivan Chitolina

Nenhum comentário: