sábado, 23 de maio de 2009

Curso de Condução de Cães Adestrados da G.C de Piracicaba - Ministrado por Ivan Chitolina - Palestrante: Jota


Jornal de Piracicaba

GC Reestrutura Policiamento OstensivoSábado, 28 de junho de 2008.O reforço no efetivo fez com que a Guarda Civil reestruturasse seu policiamento ostensivo. Desde o início do mês são mais 52 guardas-civis, que participam de patrulhamentos, operações e fazem a proteção do patrimônio. O aumento na tropa contribuiu ainda para a remodelagem do Canil, que a partir desta semana irá integrar as diligências diárias feitas pela corporação. Outra novidade é a realização de blitze, ao menos duas vezes na semana, em bairros periféricos com denúncias de problemas relacionados à criminalidade, principalmente tráfico de drogas. Segundo o chefe operacional da GC, inspetor Mário Prudêncio Ramos, a integração dos 52 novos guardas-civis no efetivo da corporação, a partir do dia 11, contribuiu para a reformulação do trabalho, já que a Guarda Civil passou a ter 420 homens. A principal mudança foi a elaboração de operações em regiões periféricas, com problemas de criminalidade, como no distrito de Ártemis e no Parque Piracicaba. “Começamos a fazer estas operações preventivas, com oito viaturas permanecendo por duas horas no bairro e realizando uma saturação para evitar crimes, mas percebemos que faltava a integração do Canil”, declarou. Como o comando da GC iniciou, oito meses atrás, uma reformulação no Canil e surgiu a necessidade de intensificar o policiamento com a presença dos cães, 22 guardas-civis começaram a ser capacitados para conduzir os animais. Foram dez dias de curso, encerrado nesta semana, que contou com aulas dos educadores caninos Ivan Chitolina, da escola de adestramento Cão do Mato, de Piracicaba, e José Luís Vettorazzo Biazini, de Sorocaba. Atualmente, o Canil da GC conta com sete cães, sendo cinco adultos –– dois rottweilers, dois pastores alemão e um labrador –– e dois filhotes de pastor belga malinóis com pastor alemão. De acordo com Chitolina, o curso foi voltado à condução dos cães e não ao adestramento. “O adestramento específico será feito pelos próprios guardas-civis. A condução não se baseia apenas em andar com o cão. É preciso consciência dos estímulos que serão aplicados para não comprometer o treinamento.”
Condutores Passaram por TreinamentoSábado, 28 de junho de 2008.No caso de cães usados para o trabalho policial, conforme o educador canino Ivan Chitolina, os cuidados são ainda maiores. “O uso para policiamento tem características especiais. Há cães que não podem estar em multidão, por exemplo. Por isso a parte mais difícil do curso foi conscientizar o condutor sobre a responsabilidade dele com o animal, mas foi um trabalho positivo”, falou. Cada cachorro, segundo Chitolina, terá uma função, como faro –– feito hoje pelo labrador ––, policiamento e busca em mato. Assim, de acordo com o guarda-civil Robson Oriani, que faz parte da equipe do canil, a intenção será a compra de animais já adestrados. “Já teremos o condutor pronto e isso otimizará recursos”, disse. Outro projeto para o Canil, a médio prazo, será a implantação de patrulhamentos noturnos e o uso dos animais para trabalhos institucionais e de terapia assistida, com os cães sendo levados para escolas e ajudando em palestras educativas, de posse responsável e socialização.Por ano, o Canil da Guarda Civil tem atendido, em média, cerca de 220 ocorrências, sendo que cada cão possui a capacidade de atuar de cinco a seis horas por dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

hello there and thank you in your information – I have definitely picked up anything new from proper here. I did on the other hand expertise several technical issues the use of this website, since I experienced to reload the web site lots of instances prior to I could get it to load properly. I had been thinking about if your web host is OK? No longer that I'm complaining, but sluggish loading instances instances will often affect your placement in google and can damage your high quality ranking if advertising and *********** car insurance in florida