quinta-feira, 12 de março de 2015

Treinar Através dos Reforçadores é Diferente de Cem por Cento Positivo




Ao treinar o seu cão sempre utilize os reforçadores. Serão o melhor caminho para obter resultados rápidos e com menor estresse.
Aqui sempre utilizamos os reforçadores, porém, não enganamos os nossos clientes disseminando idéias de que é possível treinar um cão em cem por cento positivo, ou seja, sem o uso de quaisquer punidores.
Particularmente eu não consigo dar conta de enumerar quantas vezes um cão treinado no cem por cento positivo é punido negativamente. Para que vocês entendam, a Punição Negativa (P-) foi conceitualmente definida pelo cientista e pesquisador B.F Skinner, como: a retirada (SUBTRAÇÃO) daquilo que seja AGRADÁVEL ao organismo, o negativo diz respeito a subtração e não se é bom ou ruim na significação cultural dada a palavra negativo.
Ao contrário dos defensores dessa ideologia, eu não defino um treinador APENAS pelas ferramentas que eles usam, mas sempre analiso um contexto. Por isso, não há nada de errado em negar algo agradável ao cão se ele não emite o comportamento desejado. Errado sim é dar outro nome a punição negativa e deturpar isso como sendo um outro quadrante, transformando isso em "legal" e "POSITIVO" ao cão com outra terminologia. 
Ou seja, caros senhores, vocês estão sendo enganados.

Aos seguidores da fan page, clientes e ex-clientes, contrate sempre um profissional que trabalhe sim através dos reforçadores, mas que saiba definir o que ele pratica no treinamento em linguagem cientifica. As terminologias ideológicas de treinamento são carregadas de tendências para reforçar os próprios interesses e ganhos financeiros. A ciência não, ela é neutra!
Grande abraço
Ivan Chitolina


Nenhum comentário: