sábado, 23 de maio de 2009

Classificação das Rações

Mesmo não havendo normas que determinem a classificação das rações, o mercado classifica as rações secas em Super Premium, Premium e Standard.

Super Premium – são rações balanceadas, produzidas com 100% de proteína animal, conservantes naturais, não contêm corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento mais saboroso) e têm mais digestibilidade. Hoje as rações são divididas em seniores, adultos, filhotes e porte.Algumas empresas têm formulação especifica para raças e nível de atividade. São bem absorvidas e o volume de fezes produzido conseqüentemente é pequeno. São produtos com preços mais elevados.

Premium – também possui um balanceamento ideal, porém utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal, contém conservantes, corantes e palatabilizantes. A quantidade necessária para nutrir é maior e, por conseqüência, o tamanho e número das fezes também. Seu custo é menor que a Super Premium.
Standard – estas rações também são balanceadas, mas a qualidade da proteína usada é inferior. Possuem uma grande quantidade de palatabilizantes, corantes e conservantes. O animal tem que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária.Rações úmidas – são as famosas latinhas que nossos bichinhos adoram. Devem ser oferecidas de vez em quando, pois, por serem de consistência mole e bastante calórico, prejudicam a saúde bucal do animal, acelerando a formação de tártaro e cálculo dentário.

Alimentação natural - há vários jeitos de você alimentar seu cão de forma natural e balanceada. Embora grande parte dos veterinários seja contra a alimentação natural, tem crescido o número de criadores e veterinários que recomendam a alimentação natural para os cães por diversos motivos relacionados a origem da matéria prima que se encontra nas rações industrializadas, no próprio processo de industrialização, etc. Para informações mais detalhadas sobre a alimentação natural, acessem o blog Cachorro Verde, o link está na seção blogs e sites.

OBS: Os cães são carnívoros, o organismo deles necessita de protéina para se desenvolver com saúde. Ser vegetariano é uma escolha humana e intíma de cada um. Respeite a natureza do seu cão, não o transforme em um "vegetariano".

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, seria muito legal se vcs colocarem as melhores de cada grupo.

Premium etc...

Ivan Chitolina disse...

Excelente - Super - premium
Muito boa - Premium
Manutenção apenas - Standard

Nos sacos das embalagens vem a especificação da ração, se ela é super-premium, premium ou standard ok?

Abraço